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Site Inbound: como seu site pode gerar resultados?

Site Inbound: como seu site pode gerar resultados?

Talvez você já tenha o seu site. Mas ele lhe gera resultados? Conversões? Qual é o impacto dele em vendas?
Caso tenha respondido não ou não sei para essas questões, é porque o seu site não é inbound. Mas não se preocupe: com este artigo, você entenderá os principais pontos que vão transformar seu site em uma plataforma valiosa de seu segmento e captação de leads.

O que é um site inbound?

É um site com foco em engajamento, conversões e, consequentemente, mais oportunidades de vendas.
Para isso, o projeto de site é construído com o apoio de conhecimento técnico de diferentes áreas, como Design UX/UI, Conteúdo e Marketing Contextual, por exemplo. Todas as diferentes áreas de conhecimento contribuem para criar um site estruturado, instigando o usuário a realizar determinadas ações. Deste modo, o visitante é qualificado conforme suas interações – que levam-no ao fundo do funil de vendas.

Planejamento

O Planejamento é a etapa responsável pela criação da estrutura de todo o seu projeto de site. Portanto, é o momento de se fazer análises internas e externas de pontos cruciais, tais como:

  • Concorrência: como está a presença de seus concorrentes na internet? Existem elementos em comum? E oportunidades?
    Além do velho e bom Google, é possível obter insights dos seus de seus concorrentes e mercado através de ferramentas como a SimilarTech e o SemRush. Eles fornecem dados valiosos, como tráfego, páginas indexadas, tecnologias utilizadas e muito mais. A SimilarTech funciona como uma extensão do Chrome; o SemRush atua como uma plataforma de análise com recursos incríveis para descobrir lacunas não exploradas por sua concorrência.

    Obs.: vale enfatizar que o SemRush é pago, mas disponibiliza alguns recursos gratuitos.

  • Comportamento do consumidor: Se é seu primeiro site, você pode obter informações da sua equipe de vendas. Caso já tenha um site e está em busca da atualização de seu antigo, obtenha insights do Google Analytics, ou através do Hotjar. Este último possui análises bem interessantes, como o “mapa de calor” que demonstra as áreas onde ocorrem a maior parte das interações.

  • Posicionamento: Depois de obter dados, provavelmente poderá observar algumas oportunidades de mercado. Como gostaria que sua empresa fosse vista? Sem desconsiderar o posicionamento da sua marca no offline, reflita sobre como seria adaptar os insights obtidos com a linguagem, design e comunicação da sua marca. Mais importante: desconsidere achismos, gostos pessoais e preocupação exagerada com a estética do seu site – ele será criado para o seu público, não para sua equipe.

Design Inbound

O Design não é só para deixar seu site bonito, mas para que funcione de forma estratégica. No Inbound, conta com duas especialidades para seu novo site: UX e UI. Vamos entender melhor:

  • UX – User Experience – promove a melhor experiência possível para o usuário. Como será a arquitetura, o visual para transmitir as sensações desejadas e, enfim, tudo o que tornará a navegação pelo seu site inbound envolvente. Por isso, é considerado como o responsável por trabalhar o lado emocional do seu projeto de site.

  • UI – User Interface –  desenvolvimento da interface que fará o projeto ganhar vida. É através do UI que se definem as interações usuário-site. Portanto, essa especialidade trabalha com a parte lógica de seu projeto de site.
demonstração da diferença entre UX e UI Design: o lado direito do cérebro, UX, trabalha com o lado artístico; o esquerdo, com a lógica

UX trabalha a parte emocional; UI, a parte lógica. Ref.: Matilha Estúdio – Medium


UX e UI necessitam de conhecimentos de especialistas. Em vista disso, considere contratar profissionais de design e lógica de programação. Porém, existe uma técnica básica de Design que qualquer um consegue utilizar: o espaço em branco. Deixe livre as laterais do seu site, entre sessões e conteúdos diferentes – eles são o respiro que facilita a assimilação de seu conteúdo.

Conteúdo

 

Conteúdo é rei!

Conteúdo é o que promove o crescimento do seu site inbound. Ref.: Kona Company


Conteúdo é o rei – todos nós já sabemos. Mas não basta escrever qualquer coisa por aí – nem sair copiando, viu? Resumidamente, para criar bons conteúdos, considere:

  • Utilidade: criar conteúdo estrategicamente para que cada página responda a uma questão específica. Não abarrote as páginas com assuntos diferentes e inúteis aos usuários. Crie valor para seu público.

  • Evite clichês: “Sobre nós”, “Nossa história”, “Fale Conosco”, “Quem somos”. É o momento de utilizar os insights obtidos na etapa de planejamento com criatividade. Gere curiosidade e concentre-se no necessário: proponha soluções aos problemas de seus usuários – não se esqueça que eles podem fechar aba a qualquer momento.

  • SEO: potencialize seus conteúdos otimizando-os para os mecanismo de busca. Atualmente, SEO não é mais diferencial, é necessidade básica de um site inbound. Insira palavras-chave pesquisadas por seu público no Title, Description, nas imagens e meta-tags, dentre outros elementos, para cada página de seu site. Crie conteúdo otimizado e valioso em seu blog, para aumentar as chances de conseguir boas indexações no Google. É possível encontrar muitos materiais ricos e cursos gratuitos para SEO. Procure ficar atualizado, ou preferencialmente deixar a otimização de seu site sob a responsabilidade de algum especialista.


CTA’s

CTA’s (Call-To-Action) são aqueles botõezinhos irresistíveis que encontramos em sites inbound. Eles induzem, como seu próprio nome indica, o usuário a praticar determinadas ações, como baixar um e-book ou inscrever-se em um webinar.
Estrategicamente posicionados, os CTA’s permitem que os seus visitantes sejam qualificados, rumo ao fundo do funil de vendas.

Não existem fórmulas mágicas. Entretanto, é comum vermos posicionados em regiões de sites específicas, tais como: na lateral do menu com uma coloração diferente; saltando de pop-ups para que visitante não deixe seu site; no final de conteúdos.
Na hora de pensar como serão seus CTA’s, não se esqueça da criatividade. Afinal, “Fale Conosco” não é uma CTA tão atrativa, não é mesmo?

Contextual Marketing

O Contextual Marketing promove a personalização dos conteúdos para os usuários. Suas técnicas – utilizadas anteriormente apenas por e-commerces, permitem realização de ofertas cada vez mais específicas, relacionadas ao contexto de compra de clientes. 
Marketing Contextual é entregar o conteúdo certo, no momento certo e para a pessoa certa. Quanto mais conteúdos oferecidos de maneira estratégica, mais informações serão obtidas dos usuários e maior será a possibilidade de personalização.

Um exemplo bem comum de Contextual Marketing é receber um e-mail com o seu nome. Atualmente, com as excelentes ferramentas e possibilidades no mercado, além dos e-mails personalizados, é possível criar ofertas incríveis de acordo com a jornada de compra. Já pensou em promover uma oferta para um visitante único, a fim de que ele interaja com o seu site? Isso é utilizar o contexto ao seu favor.

Pronto para criar seu site inbound?

Com essas dicas valiosas, esperamos que você tenha compreendido por que criar uma estrutura inbound para o seu site é tão importante. É possível desenvolver um site inbound sozinho, mas tenha ciência de que essa atividade exigirá muito estudo e tempo.

Caso tenha optado por profissionais, existem freelancers e agências muito boas por aí. Se precisar de apoio, tem gente pronta para lhe ajudar nessa empreitada, viu? O importante é criar um site relevante, que atenda pelo menos os quesitos que citamos de forma profissional e com qualidade.

Seja bem-vindo ao Inbound Marketing. Bons resultados!

Criação de conteúdo: 5 dicas simples, mas matadoras

Criação de conteúdo: 5 dicas simples, mas matadoras

 Você está lendo a primeira frase do artigo. Espero que leia esta também. E, assim, sucessivamente. Cada período, frase, palavra e elemento deve ser estrategicamente pensado na sua criação de conteúdo para estimular a leitura do usuário. Mas, daí, vem a pergunta: como gerar esse interesse?

Além da utilidade do conteúdo, é preciso focar nos elementos que facilitam o seu consumo. O conteúdo pode assumir várias formas (como materiais audiovisuais), mas nos ateremos, pelo menos neste artigo, ao bom e velho conteúdo de Blog.

E vai além de boa gramática: é preciso criar gatilhos textuais e visuais para que o material seja adaptado a um padrão comportamental. Vamos às dicas:

1 – Subtítulos: sumarize os objetivos e informações-chave

Subtítulos facilitam a leitura, pois segmentam as ideias do conteúdo em sessões. Ainda, sumarizam as informações, de modo que o leitor possa fazer uma leitura dinâmica – que falaremos mais sobre. Muitas pessoas “batem os olhos” nos subtítulos antes de efetivamente lerem o artigo. Portanto, utilize-os ao seu favor para deixar seus materiais mais ricos e interessante.


2 – Espaços em branco deixam o seu conteúdo matador

Quem diria que o que torna o seu texto mais atrativo são justamente os espaços não ocupados por ele? Espaços em branco entre os parágrafos, sessões e laterais estimulam a leitura do conteúdo. Isso porque seu artigo fica bem menos cansativo e organizado. Para utilizar esta dica de forma matadora, limite seus parágrafos entre 3 a 5 linhas, cada um. Observe que fizemos isso ao longo deste artigo.

3 – Leitura dinâmica – a mágica da Leitura em “F”

Todas os profissionais que trabalham com produção de conteúdo sabem que obter o clique para o material é apenas parte da estratégia. Antes de consumir o seu conteúdo, o usuário realiza uma pré-leitura para compreender se vale a pena investir seu tempo naquele material – e essa é a tal leitura dinâmica, ou em “F”.

https://www.webmarketing-conseil.fr/comment-faire-publicite-google/triangle-or-google/?sfw=pass1528148213

Fonte: https://www.webmarketing-conseil.fr/comment-faire-publicite-google/triangle-or-google/?sfw=pass1528148213

A leitura dinâmica é uma análise feita pelo usuário para compreender o escopo e a relevância do conteúdo. Graficamente, a análise segue um formato em “F”, conforme imagem acima.

Na prática, para tirar proveito desse comportamento, diagrame seus textos com o alinhamento à esquerda. Ainda, as informações-chave devem ser inseridas logo no início de cada sessão de seu conteúdo, para o melhor aproveitamento deste padrão. Assim, você terá uma diagramação que favorece a leitura de seu artigo.

4 – Pontuação: recursos gráficos matadores

Imagine ler um conteúdo que parece não ter fim, porque sempre tem uma vírgula aqui e lá, daí, você nem absorveu a última frase e já tem que compreender esta aqui, e depois eu descrevo outra informação, e… PARE! Ufa. Difícil consumir um conteúdo assim, não é mesmo?

Ei, não existe só vírgula! Para que parágrafos como o anterior sejam evitados, utilize os demais sinais de pontuação a seu favor.

A intenção não é fazer desta sessão uma aula de pontuação, visto que seria necessário muito mais que este espaço. Por isso, vamos elucidar alguns pontos básicos para o uso dos recursos gráficos de forma matadora:

  • Vírgula (,): para separar termos da oração ou orações em um período. Não se lembra o que é oração e período? Fique tranquilo. Vamos elucidar: a vírgula separa os complementos de uma ideia;
  • Ponto (.): aponta o final de uma frase ou discurso. Para ficar mais claro: indica a finalização de uma ideia;
  • Ponto e Vírgula (;): indicado para enumeração, especificação e/ou relação de orações, apontando que o período não acabou. Clarificando: relaciona ideias que se complementam ou se especificam;.
  • Dois pontos (:): anuncia uma citação ou síntese do que foi dito; evidencia uma ideia.

criação de conteúdo 2

A menina comprou um laço de cabelo caramelo que cria uma bonita combinação de tonalidades com seus cabelos e olhos cor de amêndoas e sua pele também é dourada por isso ela ficou satisfeita com o resultado visual.

Para elucidar as explicações acima, utilizamos o conceito de ideia. Vamos ao exemplo: A menina comprou um laço de cabelo caramelo (ideia 1) que cria uma bonita combinação de tonalidades com seus cabelos e olhos cor de amêndoas (2), sua pele também é dourada (ideia 3) e ficou satisfeita com o resultado visual (ideia 4).

Hm… Confuso e cansativo de ler, não? Então, vamos reescrever o trecho acima utilizando as pontuações descritas anteriormente:

A menina comprou um laço de cabelo caramelo. Ele cria uma bonita combinação de tonalidades: seus cabelos e olhos têm cor de amêndoas; sua pele, dourada. Por isso, ela ficou satisfeita com o resultado visual.

criação de conteúdo

Ah, agora sim! Não está mais fácil de compreender? Mesmo suprimindo ou adicionando algumas palavrinhas (que pode muitas vezes ser necessário), mantivemos as ideias do texto e apenas organizamos sua estrutura com os recursos gráficos.

5 – Nunca pare de se atualizar!

Escreva, reescreva, mas nunca pare de estudar! As dicas aqui são importantes, mas há uma infinidade de informações que você precisa saber para uma criação de conteúdo matadora. Quer se atualizar? Então, assine nossa newsletter para receber materiais e oportunidades exclusivas de Marketing de Conteúdo e Marketing Digital.

 

Qual a importância dos Leads para o seu negócio?

Qual a importância dos Leads para o seu negócio?

Qual a importância dos Leads para o seu negócio? Com o crescimento do Marketing Digital, o termo tem se espalhado muito entre os empreendedores. Mas qual é o verdadeiro impacto deles para o seu negócio?

O que é Lead?

Leads são pessoas identificáveis que têm interesse em seu produto/serviço de alguma forma. Identificáveis pois sabe-se informações acerca delas, tais como nome, e-mail, empresa, interesse ou área de atuação, por exemplo. Essas pessoas deixam seus contatos em troca de algum brinde – ou, como chamamos, isca digital – que pode ser uma amostra grátis ou mesmo conteúdos nos mais diversos formatos que contenham informações relevantes para elas.

Quando surgiu o termo Lead?

Por mais que o conceito de Lead pareça ser algo atual, não se engane: é mais antigo do que imagina. Se já trabalhou ou conhece alguém que atuou em empresas de origem americana, você deve saber que esse termo é utilizado, pelo menos, entre o final dos anos 90 e anos iniciais de 2000. É não é à toa: a prática desse tipo de gestão centrada em pessoas que tem interesse em seu produto ou serviço e setor, com monitoramento e categorização de seus comportamentos e atitudes tem sido a base de muitas empresas americanas de sucesso por no mínimo 20 anos.

A popularização do Inbound Marketing por empresas de automação como a americana Hubspot e a brasileira Resultados Digitais foi responsável pela notoriedade do termo. Agora, com a presença indispensável do Marketing Digital nas estratégias das empresas dos mais diversos portes, o conceito de Lead tem participado ativamente de muitas reuniões de empreendedores antenados às mudanças do mercado.

Qual a importância dos Leads?

São inúmeros os benefícios que os Leads podem trazer às suas campanhas de Marketing e negócio como um todo. A seguir, listei os principais fatores que tornam os leads tão importantes para a sua empresa:

Relacionamento com potenciais clientes: com tantas opções de compra em apenas alguns cliques, a aquisição de clientes cabe àqueles que conquistam antes o coração deles. Resolver problemas e informar, antes mesmo de vender o produto em si, é a chave para atrair a atenção desses prospects. Com um relacionamento, as pessoas se sentem mais confortáveis para finalizar o negócio por causa da confiança transmitida pela sua empresa.

Mensuração das campanhas de Marketing Digital: com os Leads fica bem mais fácil entender as métricas e KPIs (Indicadores de performance) do seu negócio.  Você compreende, por exemplo, a taxa de conversão, quem são e como se comportam os potenciais compradores e quais são as necessidades de melhoria para aumentar ainda mais as suas vendas.

Captação de clientes pela internet: de nada adianta ter um site que receba visitas, mas que não esteja preparado para converter esses visitantes em Leads. Sua empresa pode estar perdendo inúmeras possibilidades de negócio quando você não desenvolve uma estratégia sólida para captação de leads e prepara o layout do seu site para isso. É como deixar um vendedor parado, já que seu site trabalha 7 dias por semana e 24 horas por dia. A chamada geração de Leads é justamente importante por isso: você cria uma ponte entre seu site e pessoas interessadas.

Gerenciamento de Leads

Captar leads não significa necessariamente fechamento de negócio. É por isso que o gerenciamento de Leads é outro ponto de relevância para que assim exista um processo coerente de classificação deles. A grosso modo, os Leads vão recebendo pontuações de acordo com as suas atitudes (geralmente consumo de conteúdos, download de materiais, inscrições em webinars e etc.) em duas categorias:

Marketing Qualified Lead (MQL) ou Lead Frio: é aquele que tem interesse em seu produto ou serviço, mas ainda não está pronto para a compra, seja por falta de informação, pela consideração das alternativas ou outros fatores. Por isso o relacionamento com eles se faz tão importante para que possam avançar rumo a concretização da compra com sua empresa.

Sales Qualified Lead ou Lead Quente: trata-se do Lead pronto para realizar a compra! Ele já tem informação suficiente e está certo de que é o seu tipo de produto e/ ou serviço que solucionará o problema dele. Na prática, são eles quem devem ser enviados para sua equipe de vendas entrar em contato. Assim, o seu CAC (Custo por Aquisição de Clientes) é reduzido, e sua equipe de vendas não perde tempo com pessoas que ainda não estão prontas para realizar a compra de fato.

Algumas empresas esmiuçam ainda mais a classificação dos Leads. Isso vai depender do seu tipo de produto e de como ocorre a jornada de compra.

Qual a relação de Leads no funil de vendas?
Justamente esse “score” citado no subtítulo anterior é o que vai encaminhar os Leads no funil de vendas. Conforme já mencionei, de acordo com o comportamento, eles serão classificados rumo a base do funil, para que estejam prontos para realizar a compra.

Inclusive, vale responder uma dúvida comum: todos os visitantes passarão naturalmente pelas etapas definidas no meu funil de vendas? A resposta é: não. Você pode receber visitantes que já tenham informações suficientes para pedir um orçamento, por exemplo e fechar negócio. Então, realize as suas estratégias e iscas digitais com toda atenção e carinho, para que você possa captar pessoas interessadas nas mais diferentes etapas do funil, inclusive, de concorrentes que tenham pecado em alguma delas.

 

Métrica e KPI no Marketing Digital: qual é a diferença?

Métrica e KPI no Marketing Digital: qual é a diferença?

Métrica e KPI no Marketing Digital: qual é a diferença? Entenda para não tomar atitudes precipitadas para campanhas e o seu negócio.

No Marketing Digital, as métricas e KPIs são essenciais para se entender se as campanhas estão cumprindo com o esperado, corrigir erros e desenvolver melhorias.

Portanto, quem trabalha com Marketing Digital não deve ter dúvidas sobre a diferença entre elas, já que análises erradas podem desencadear ações precipitadas.

Dito isto, vamos entender o conceito de métricas: tratam-se de dados brutos que por si só não apontam valores que provam a eficiência das campanhas ou de seu negócio. São números isolados que representam, na maior parte das vezes, comportamentos ou informações do site. Já as KPIs (Key Performance Indicators) são indicadores que se baseiam nas métricas, dados lapidados que revelam a eficiência de sua estratégia ou seu negócio.

Vamos ao exemplo?

Paulo tem uma loja online de canecas personalizadas. No mês de fevereiro, a loja virtual recebeu 1.000 visitas e realizou 225 vendas. Além disso, investiu R$ 500,00 em Marketing Digital e obteve um ganho de R$ 3.000,00.

Métricas do enunciado – como citei, são simplesmente os dados brutos, que são:

  • 1000 visitas na loja virtual
  • 225 vendas
  • R$500,00 em investimentos
  • R$ 3.000,00 em ganhos

Transformando essas métricas em KPIs, temos:

  • Taxa de conversão: 225/1000 x 100 = 22,5%
  • ROI: [(3000 – 500)/ 500] x 100 = 500%

Então a loja virtual de Paulo tem uma taxa de conversão de 22,5% e um ROI (Retorno de Investimento) de 500%! Obviamente existem muitas outras métricas e KPIs que devem ser utilizadas para o seu negócio, como Taxa de Rejeição, CAC (Custo de Aquisição de clientes), dentre outras.

Quer resultados igual ao do Paulo do enunciado?
Fale com os nossos especialistas em Marketing Digital. =)

 

Como fazer minha empresa aparecer na primeira página do google?

Como fazer minha empresa aparecer na primeira página do google?

Diferença entre Links Patrocinados e Busca Orgânica

Antes, é preciso entender a diferença entre busca orgânica e links patrocinados. Você não sabe? Não tem problema, nós explicamos.

Links Patrocinados, como o próprio nome sugere, são pagos para aparecem nas buscas através de uma espécie de leilão – quem dá mais tem a melhor colocação. O espaço para esses links é reservado na primeira seção da busca, cada qual com um símbolo característico indicando de que se tratam de resultados pagos.

Agora, se você descer um pouquinho, verá os resultados orgânicos – e as empresas não precisaram pagar por eles. Então qual é a mágica?

Palavras-chave

Você mesmo já deve ter se interessado por um tema e pesquisado no Google questões como: “O que é…?”, “Como fazer…?”, “Dicas….”, “Qual a diferença…?”. O Google processa milhares de perguntas como as suas, todos os dias, porque mais de 80% dos usuários recorrem a internet como um esclarecedor de diversas questões do dia-a-dia. Essas palavras digitadas nos buscadores são as palavras-chave. E é através delas que você otimiza seus conteúdos para aparecerem no Google.

Pesquisas do Google ao seu favor

Entendido como funcionam as buscas através do Google e o que são as palavras-chave, vamos apresentar a você o SEO – Search Engine Optmization. Essa conhecida sigla no mundo do Marketing Digital indica uma série de ações em programação, levando em consideração a pesquisa de palavras-chave do público-alvo. O profissional dedica seus esforços para deixar o site otimizado para o Google, isto é, de maneira que o Googlebot (considere como robôs que vasculham a internet analisando sites e conteúdos) rastreie sua página, faça a indexação (colocá-la em uma espécie de índice) e a publique – caso seja constatado que o conteúdo é relevante ao usuário -, sempre que pessoas buscarem aquele conteúdo, que deve conter as palavras-chaves pesquisadas.Se você estiver interessado no assunto, confira aqui como a pesquisa do Google funciona.

Seu site como esclarecedor de dúvidas

Quanto mais conteúdos você realizar, mais palavras-chave trabalhar, mais otimizado ficará o seu site. Mas o conteúdo deve ser relevante, útil e solucionar as questões de seu público. Nada de sair criando diversos textos irrelevantes, pois o Googlebot já é inteligente o suficiente para entender a relevância dos conteúdos e possui uma série de parâmetros para indexar o seu site nas buscas.

Pense em como você pode contribuir para o dia-a-dia das pessoas e, o melhor, como o seu produto é um solucionador de problemas. Tenha em mente que, com a internet, o poder de opinião está cada vez mais na mão dos compradores, e ser intrusivo não é mais a solução.

Quer saber mais? Então acho que você vai se interessar em saber um pouco do Inbound Marketing, que executa as ações que tratamos e vai além.

 

Marketing barato e eficaz: 6 dicas para pequenas empresas

Marketing barato e eficaz: 6 dicas para pequenas empresas

Marketing barato e eficaz: 6 dicas para pequenas empresas. 

Marketing parece ser uma ferramenta cara, não é mesmo? Nem tanto assim. Nós selecionamos 6 dicas de marketing barato e eficaz para pequenas empresas com seus respectivos valores estimados para compartilhar com você que precisa de bons resultados com pouco custo. Confira!

1- E-mail Marketing – Quando foi a última vez que você conversou com seus clientes? É mais fácil nutri-los em vez de ir em busca de outros. O e-mail marketing pode se tornar uma ferramenta prática e rápida para fazê-lo. Mas antes de sair disparando e-mails, pense no tipo de mensagem que você quer enviar. Que tal uma mensagem divulgando algum conteúdo útil relacionado à última compra de seu cliente? Algo que possa realmente ajudá-lo a solucionar algum problema? Mantenha uma conversa construtiva, personalizada e amigável através do e-mail.

Preço: você pode encontrar pacotes de R$ 19,00 com disparo ilimitado para 1.000,00.

Nosso toque: não se esqueça, tudo com Opt-in!– que consiste na prévia autorização de seus clientes para receber os seus e-mails. Dúvidas sobre como funciona a regulamentação do e-mail marketing? Confira o Código de Autorregulamentação para prática de E-mail Marketing da ABEMD.

 2 – Redes Sociais – Não é de hoje que se sabe a importância das redes sociais na comunicação e o quanto as pessoas passam navegando por elas. Estar nas redes sociais de extra não tem mais nada, só se for o fato de ser extremamente importante. Segundo o Facebook, 1,4 bilhão de pessoas acessa a rede, e 900 milhões o fazem todos os dias. Além do mais, as redes sociais permitem uma segmentação e diálogo sem igual com o público : onde vive, idade, comportamento, o que gosta, o seu último check-in – informações valiosas para você saber o que oferecer e como oferecer, resultando em engajamento e impactando o resultado de suas vendas.

Preço: o valor vai depender do tipo de resultado que você espera. Mas, só para se ter uma noção, o investimento de R$250,00 no Facebook possibilita até 500 curtidas a mais em sua página do público que desejar, já que, como falamos, é possível segmentar seu público de uma maneira sem igual.

 3 – Blogs – blogging não é mais atrelado apenas a texto pessoal. Atualmente as empresas produzem conteúdos para se tornarem cada vez mais relevantes e presentes na vida das pessoas, com informações que geram interesse e solucionam problemas, ajudando, consequentemente, seus sites a conseguirem uma boa colocação nos resultados de busca. Afinal, não é por isso que você está lendo este texto neste blog? Porque a mensagem lhe interessa e você pode ter pesquisado pelo assunto.

Preço: inteiramente gratuito! Existem diversas ferramentas para blog, dentre elas o WordPress.

Nosso toque: não utilize blogs para vender produtos! Deixe apenas o espaço específico que já existe em seu site para isso. Crie conteúdo útil que tire dúvidas e é efetivamente pesquisado pelas pessoas. E não se esqueça da periodicidade! Veja seu conteúdo como uma revista eletrônica e deixe seus visitantes ansiosos pela sua próxima postagem!

 4- Landing Pages – são páginas distintas mas interligadas a algum conteúdo de seu site, que abrigam uma oferta correlata. Para receber essa oferta, fazer o download, ou ter acesso ao conteúdo, o visitante deve deixar seus dados. Essa prática é ótima para se conseguir leads.

Preço: inteiramente gratuito! Você pode utilizar ferramentas como o WordPress. Também existe a WishPond com o plano básico de R$ 45,00, que te dá mais algumas opções como sorteios e concursos nas redes sociais.

Nosso toque: o que você oferece é proporcional às informações que poderá conseguir do cliente. Pense em ofertas criativas, únicas e úteis para obter dados preciosos e mais precisos!

 5- Webinars – tem um produto muito técnico? Seu público é mais visual? Ou você simplesmente gosta de uma comunicação mais interativa? Considere produzir webinars, que são webconferências que podem esclarecer as dúvidas de seus clientes, ajudá-los a utilizar um produto, ou atualizá-los de seu segmento e estreitar o seu relacionamento com eles.

Preço: Existem ferramentas gratuitas como o Google Hangouts, mas o problema é que há um grande delay nos áudios e não há um chat integrado. Para evitar acontecimentos inesperados, existem empresas como a Eventials com planos a partir de R$69,00 por mês para que você faça o seu webinário, com alguns itens bem interessantes para deixar seu evento ainda mais estratégico.

6 – Unir todas as dicas anteriores em uma estratégia interligada de Inbound Marketing – Que tal juntar todas as ações e criar uma campanha bem estratégica, com a qual você possa medir os resultados, gerar 3 vezes mais leads do que as práticas que costuma utilizar e gastar muito pouco com isso? Se você se interessou pela ideia, veja o nosso artigo sobre o Inbound Marketing.

Nosso toque: percebeu como repetimos o termo útil nesse texto? É porque ser útil na vida de seus clientes é a chave para o sucesso, em qualquer comunicação e campanha de Marketing que se cria. Abuse de utilidade e criatividade!

Um toque extra – nós sabemos o quanto é corrido quando se tem um pequeno negócio, pois existem muitos fatores a serem gerenciados, mas Marketing é essencial. Se você acha que não terá tempo hábil para administrar o seu Marketing, considere contratar um profissional ou uma agência, pois se não houver um bom planejamento e uma correta execução das ações, os resultados não serão bons como o esperado e você estará desperdiçando o seu tempo e seu dinheiro. Com profissionais competentes, você terá campanhas poderosas que vão se auto pagar e cobrir o próprio valor dos profissionais, aumentar suas vendas e gerar mais lucro. Tenha em mente sempre a melhor estratégia a ser tomada e pense grande e a longo prazo!